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  Saída de sócio-fundador da Ultrafarma causa surpresa  
  (18/09/2009 14:55:00)  
     
  O empresário diz que, ``em virtude de problemas societários``, está ``deixando a administração da Ultrafarma``  
     
 
Causou surpresa no setor farmacêutico o anúncio de meia página publicado ontem nos jornais por Sidney Oliveira, presidente e fundador da Ultrafarma, grande varejista de medicamentos por telefone e internet de São Paulo. O empresário diz que, ``em virtude de problemas societários``, está ``deixando a administração da Ultrafarma``.

Segundo apurou o Valor, o empresário passou por um processo litigioso de divórcio e esse seria o principal motivo para a sua saída da Ultrafarma. A sua ex-esposa teria assumido o controle da empresa e afastado Sidney Oliveira.

Procurado, o gerente de marketing da Ultrafarma, Danilo Mayol, executivo indicado para atender aos pedidos de entrevista, não foi localizado e não havia outros representantes que pudessem prestar esclarecimentos. Segundo uma jornalista que trabalha para a Ultrafarma, Oliveira estava ontem ``incomunicável``.

O afastamento, porém, causa estranheza no setor à medida que Oliveira utiliza de maneira ostensiva a sua própria imagem na propaganda da Ultrafarma - inclusive em sua logomarca. A sua ainda aparecia ontem no site da drogaria, indicando-o como presidente e fundador da Ultrafarma.

As práticas de vendas empregadas pela varejista são controversas e costumam ser criticadas por outros empresários e executivos do setor farmacêutico. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegou a obrigar a Ultrafarma a suspender a propaganda com ofertas de medicamentos do tipo ``Leve 3 Pague 2`` ou ``Leve 4 Pague 2`` .

A empresa adota uma política agressiva de preços e obteve sucesso com o modelo de televendas e internet, ambos de entrega em domicílio. Segundo informações divulgadas pela Ikeda, empresa que desenvolve plataformas de comércio eletrônico, a Ultrafarma foi pioneira em vender medicamentos pela internet.

A drogaria online registra até 4 mil pedidos por dia, 80% deles de consumidores da capital paulista. As vendas à distância representam 70% do faturamento total da Ultrafarma, segundo a Ikeda, que forneceu a plataforma para a varejista.

A Ultrafarma também possui quatro drogarias na capital paulista - a maior delas está localizada no bairro do Jabaquara. A rede abriu também unidades em Aparecida do Norte, Campinas e Curitiba, e tem planos de inaugurar uma unidade em Juiz de Fora.

O varejo farmacêutico, ainda bastante pulverizado no Brasil, está passando por um processo de consolidação, profissionalização e formalização. As três grandes varejistas - Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart - estão ampliando suas redes de drogarias e o Pão de Açúcar já declarou ter interesse em fazer aquisições no setor.

Fonte: Valor Econômico / Claudia Facchini
 

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